RAIO X DA POLÍTICA: Disputa acirrada por cargo de vereador em Sítio do Quinto

SÍTIO DO QUINTO continuará com as 09 cadeiras para vereadores nas eleições municipais de 2012 e a briga pelas cadeiras vai ser voto-a-voto.
 A dança das cadeiras na Câmara Municipal de Sitio do Quinto vai ser disputada, e quem bobear pode não conseguir um assento. Mesmo com eleitorado pouco maior do que em 2008, respectivamente em aproximadamente 9,5 mil eleitores, terá disputas acirradas. Sitio do Quinto tem 39 candidatos para 9 cadeiras.
Em nossa cidade há candidatos a vereador que não poupam gastos e não dispensam carros de som, panfletos, adesivos e cabos eleitorais contratados para sairem em busca do voto. como em todo municípios pequenos, onde a eleição tem muitos candidatos para poucas vaga, um recurso muito usado ainda hoje é o tradicional cafezinho na casa dos eleitores.
Enquanto muita gente vai suar para tentar conseguir um lugar no Legislativo, nossa Equipe fez uma breve analise do cenário político para vereador, e chegamos a seguinte conclusão:
O raciocínio é este:

O prefeito, mesmo tendo vencido a eleição em 2008, somente elegeu 4 vereadores, ficando com a minoria até a adesão de Luciene.
Naquela eleição ele teve dois puxadores de votos que foram Bado e Gelson, que tiveram uma grande votação, e puxaram o último colocado com a força da legenda.
Agora, somente com Bado e sem Gelson, no caso em que ele saiu do grupo e mudou para os 19, a tendência do prefeito é de eleger somente três vereadores, considerando que os maiores puxadores de votos estarão reunidos na oposição.
Se o cenário for mesmo este, os Vereadores Bado e Zé miúdo já tem uma provável eleição garantida, ficando a terceira vaga a ser disputada pelos demais ou uma quarta vaga extremamente difícil. Isso sem falar dos novos postulantes que vem forte na disputa.
É evidente que a coisa poderá não ser assim, somente no decorrer da campanha teremos uma visão melhor. Mas dá para "endoidar" a cabeça dos caras, principalmente dos que vêem a cadeira do Legislativo ficando cada vez mais distante.

6 comentários:

Anônimo disse...

Caro escritor do blog, sugiro que dê uma leitura e uma estudada sobre QUOCIENTE ELEITORAL antes de divulgar asneira em seu blog, fazendo isso, em brave, perderá a pouca credibilidade que lhe resta.

Anônimo disse...

me responda, porque so fala
dos candidatos do lado do prefeito
nao tem cometarios para as outras
vagas, ou sera mera coinsidencia?

Anônimo disse...

Alguem aí está um pouco equivocado. O quociente eleitoral é obtido pela divisão dos votos válidos pelo numero de vagas na Câmara, isto é, 9.

Já o quociente partidário é o que determina quantas vagas cabe a cada partido ou coligação, e é calculado pelo total dos votos recebidos por cada partido divididos pelo quociente eleitoral, desprezadas as frações menores que 0,5 e arrendondas para o inteiro subsequente se maior que meio.

Então o texto acima faz muito sentido sim, que me desculpe o comentarista acima, considerando-se que dos candidatos da situação somente dois, Bado e Zé Miúdo deverão ter votações expressivas, enquanto que pela oposição têm candidatos que no conjunto poderão, em tese, obter um quociente partidário mais consistente, podendo alcançar no mínimo cinco vagas e com alguma sorte seis. Mas como a campanha está apenas começando, este quadro pode mudar radicalmente com o crescimento de alguns da situação que na atualidade não apresentam densidade eleitoral.

Anônimo disse...

Você não entende de politica, vá estudar mais um pouco, o prefeito Cleigivaldo é quem faz mais vereador

Anônimo disse...

Caro redator, gostaria de saber se sua análise foi feita com base em alguma pesquisa ou com base em achismos? E é uma analise do todo ou de apenas um dos partidos políticos?

Anônimo disse...

minha gente o escritor do blog so falou a verdade,nao precisa de pesquisa p a gente saber disso não?essa paixão por Cleigivaldo so deve ser de alguem q ta mamando muito,ou de alguem q é muito idiota,responda o q é q Cleigivaldo tem a nos oferecer se passou esses 4 anos na prefeitura e nao fez naaaada,e ainda passou esses 4 anos sem pagar o INSS dos funcionario ,concerteza funcionario vc nao é,acorda meu amigo Cleigivaldo não é DEUS não viu.Temos q da oportunidade agora a alguém q nunca teve a prefeitura nas mãos,precisamos mudar esse cenário político,s nao de certo muda d novo, o q nao podemos fazer o continuar repetindo os mesmos erros.acooooooda minha gente.agora é GELSON é dele q precisamos.

Postar um comentário

Fomos obrigados a moderar os comentários devido determinação da operadora dos Blogues, pois tem pessoas levando para o lado pessoal. Podem criticar reclamar elogiar, denunciar, mas sem entrar na vida particular das pessoas. Não aceitamos ofensas, nem palavrões. Critiquem o político, que eles foram criados para levar pancadas. Obrigado pela compreensão.


Grato pela participação.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms