Maria Quitéria: primeira presidenta da UPB em 48 anos

 



Aos 34 anos de idade, a prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), cabeça da chapa “Unidos pelo Municipalismo”, foi eleita na tarde desta quarta-feira (23), como a nova presidenta da União dos Municípios da Bahia (UPB). Ela será a 25ª presidente da instituição que terá pela primeira vez em seus 48 anos de fundação uma mulher no comando. Quitéria que disputou a eleição com seu colega de partido, o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, venceu por 207 votos a 147. Dos 404 prefeitos aptos a votarem, 352 votaram, sendo quatro votos nulos.
Reeleita no município de Cardeal da Silva, Maria Quitéria já atuou entre 2011/2012 como vice-presidente Institucional da UPB. Agora à frente da entidade a cardenalense promete que, “darei continuidade ao trabalho que iniciamos na UPB junto com o ex-presidente, Luiz Caetano. Conseguimos aproximar os órgãos fiscalizadores dos gestores, como o TCM e o TRE. Levantamos importantes bandeiras em Brasília, lutamos por recursos contra a seca, simplificamos a burocracia para adesão de convênios com o governo do estado, entre outras lutas”.
Quitéria afirmou que, “em nossa gestão vamos intensificar o trabalho de diálogo com os deputados e senadores em busca da reforma tributária, de mudanças na Lei de Responsabilidade Fiscal, por aumento nos repasses do FPM e do ICMS e pela derrubada do veto presidencial à distribuição dos royalties do petróleo. No cenário municipal vamos implantar na UPB a plataforma de informações municipais, e firmar parcerias estratégicas com universidades, órgãos governamentais e entidades privadas para capacitar os gestores públicos e suas equipes”.
Conheça a nova diretoria da UPB:
DIRETORIA EXECUTIVA
“Unidos pelo Municipalismo”
CARGO PREFEITO MUNICÍPIO
Presidente Maria Quitéria Mendes de Jesus Cardeal da Silva
Vice-presidente Institucional José Bonifácio Marques Dourado Ruy Barbosa
Vice-presidente Administrativo Humberto Santa Cruz Filho Luis Eduardo Magalhães
1° Secretário Paulo César Simões Silva Alagoinhas
2° Secretário Zenildo Brandão Santana Lafaiete Coutinho
1° Tesoureiro João Bosco Bittencourt Teixeira de Freitas
2° Tesoureiro Isaac Cavalcante de Carvalho Juazeiro
CONSELHO FISCAL
CARGO PREFEITO MUNICÍPIO
1° Membro Amario dos Santos Santana Santa Maria da Vitória
2° Membro Rui Dourado Araújo João Dourado
3° Membro Fernanda Santos da Silva Uruçuca
4° Membro Edvar Rodrigues Ferreira Cordeiros
5° Membro Emanuel Rodrigues Ferreira Rodelas
6° Membro Railton de Oliveira Ramos Itagi
7° Membro Gimmy Everton Mouraria Ramos Malhada
8° Membro Francisco Silva Conceição Candeias
9° Membro José Romualdo Souza Costa Coronel João Sá
10° Membro Tânia Regina Alves de Mato Riachão do Jacuípe
HISTÓRICO
Maria Quitéria Mendes de Jesus, filha de Hélio Borges de Jesus e Maria Helena Mendes de Jesus, 34 anos, nasceu no dia 05 de julho de 1978 em Cardeal da Silva-BA. Formada em Administração, atualmente cursando Direito. Casada, mãe de dois filhos, vem se destacando como uma das mulheres de fibra no cenário político baiano, pela coragem e coerência que demonstra como Prefeita do Município de Cardeal da Silva.
Cardinalense de espírito aguerrido, incrível capacidade em dialogar, idealista, determinada, são traços que marcam sua personalidade e a tornam alvo de admiração irrestrita por toda a Bahia, representando assim a nova geração de mulheres que vem se especializando em quebrar barreiras.
Durante a infância e parte da adolescência viveu em Cardeal da Silva, onde também começou seus estudos; nesta fase, o convívio com familiares, amigos (as) e com a simplicidade traduzida nos costumes dos moradores, constituiu-se num importante marco para a sua formação.
Na adolescência sofre a perda prematura do seu pai. Nessa época, passou a morar em Entre Rios e posteriormente em Salvador, com o objetivo de continuar os estudos e investir em sua capacitação profissional.
Iniciou sua atividade política cedo, quando participou do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Eduardo Mamede, em Salvador, e desde então já se destacava pelo espírito de liderança e compromisso com a ética na luta pelos direitos da coletividade. Participou também do movimento “Caras Pintadas”; movimento este realizado no Brasil na década de 90, onde milhares de estudantes foram às ruas pedindo a saída do presidente Fernando Collor de Mello.
Foi também em Salvador que se deu a sua primeira experiência administrativa, quando assumiu a Auditoria Fiscal do Shopping Center Lapa, colocando em prática os conhecimentos da área para a qual se especializou.
Retornou da capital baiana para morar em Cardeal da Silva, constituiu família e passou a residir na Fazenda Paraíso, localizada no distrito de Calçada. Nesse período, além de trabalhar ao lado do esposo na gerência dos negócios da fazenda, desenvolveu trabalho voluntário dando aulas às pessoas daquela localidade que não tinham acesso à escola; essa situação a fez perceber os fortes indicadores de exclusão social ao qual estava submetido o município.
Em 2004, vai residir com o marido e os dois filhos em Alagoas e exerce o cargo de Secretária de Cultura e Turismo na cidade histórica de Penedo. O seu trabalho ganhou destaque em todo o Estado Alagoano. À frente da Secretaria, Quitéria valorizou a identidade cultural do povo, potencializou a maior festa pública do Estado – a Festa do Bom Jesus dos Navegantes, aumentando o fluxo turístico de até 150 mil pessoas por dia - e dinamizou a economia local, gerando oportunidade de emprego e renda à comunidade.
O desejo de voltar à sua terra natal e desenvolver um trabalho pautado nas políticas públicas em defesa das minorias fez Quitéria filiar-se ao PSB - partido com que melhor se identificou devido aos seus ideais por uma sociedade mais igualitária reconhecendo o valor da Mulher no seu desenvolvimento - e disponibilizou seu nome como candidata à Prefeita de Cardeal da Silva nas eleições em 2008.
Depois de acirrada campanha de enfrentamentos contra grupos ligados a uma tradição política centralizadora, venceu a disputa eleitoral, fato este que se deu devido à forma como conquistou a confiança dos eleitores, demonstrando em suas propostas de governo seriedade, experiência, segurança e, sobretudo compromisso ético-político com a luta em favor da redução das desigualdades sociais.
Sempre presente nas discussões e lutas pelo fortalecimento do municipalismo baiano, em 2011 fez parte da chapa encabeçada pelo então prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, para a Direção da UPB, assumindo o cargo de Vice-presidente Institucional.
Em 2012 foi reeleita prefeita de Cardeal da Silva com 54% dos votos válidos

0 comentários:

Postar um comentário

Fomos obrigados a moderar os comentários devido determinação da operadora dos Blogues, pois tem pessoas levando para o lado pessoal. Podem criticar reclamar elogiar, denunciar, mas sem entrar na vida particular das pessoas. Não aceitamos ofensas, nem palavrões. Critiquem o político, que eles foram criados para levar pancadas. Obrigado pela compreensão.


Grato pela participação.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms