CHUVAS: A volta das chuvas no nordeste

O assunto mais comentado do dia nas redes sociais foi a chuva no sertão. Embora o fenômeno devesse ser considerado algo corriqueiro e que não gerasse notícia, o episódio da seca evidencia a importância das chuvas no sertão nordestino, principalmente no semiárido baiano que convive com a maior seca dos últimos 40 anos.
 
Em Irecê, há 478km da capital, a baixa estiagem provocou a escassez de água na Barragem de Mirorós, responsável pelo abastecimento hídrico de toda microrregião. O problema tornou-se tão grave, que alguns municípios decretaram estado de emergência e o governo, tanto na espera Federal como na Estadual, buscou alternativas para amenizar a situação.
 
A seca refletiu diretamente na economia, provocando o aumento de produtos como o feijão, além de prejudicar as atividades agropecuárias. A falta de chuva e a escassez de água nos leitos de alguns rios provocou a perda de 25% do que foram plantados, de acordo com Rui Costa, secretário da Casa Civil e coordenador do Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate à Seca. Ao todo, 220 cidades decretaram situação de emergência. Das 20 cidades da microrregião de Irecê, 19 decretaram estado de emergência por causa da estiagem.
 
O projeto da adutora do São Francisco, já em andamento, foi uma das propostas apresentadas para solucionar a situação. No entanto, enquanto a adutora não saí, resta a população torcer pela chuva e comemorar cada pingo de água.

1 comentários:

Anônimo disse...

QUEREMOS CONSTRUÇÃO DE GRANDES AÇUDES A EXEMPLO DO AÇUDE DE EPITACIO PESSOA AQUI NA PARAIBA QUE COMPLETOU 60 ANO, NAO FOI CONSTRUIDO OUTRO COM A MESMA CAPACIDADE HIDROGRAFICA. NO NORDESTE CHOVE, NAO TEMOS AÇUDES SUFICIENTE PARA ACUMULAR AGUA. POVO NORDESTINA DESCUBRAM QUEM TEM LUCRO COM NOSSA SECA.

Postar um comentário

Fomos obrigados a moderar os comentários devido determinação da operadora dos Blogues, pois tem pessoas levando para o lado pessoal. Podem criticar reclamar elogiar, denunciar, mas sem entrar na vida particular das pessoas. Não aceitamos ofensas, nem palavrões. Critiquem o político, que eles foram criados para levar pancadas. Obrigado pela compreensão.


Grato pela participação.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms