Prefeito de Jandaíra prejudica Turismo em Mangue Seco

“Quem manda aqui é a Prefeitura”, disse o vereador Adilson Leite, sobrinho do prefeito Roberto Leite, ambos do PMDB, ao ser questionado se a Secretaria de Turismo da Bahia estava ciente das ações equivocadas que estão prejudicando a atividade turística em Mangue Seco. A situação se tornou caótica e vexatória com a decisão de impor a “Fila Única” para buggys, obrigando as agências de Salvador, Praia do Forte e Aracaju a desfazer seus acordos comerciais que viabilizam suas operações.
Sob o pretexto de valorizar o trabalho do bugueiro, o vereador Adilson Leite, que também conduziu buggy no lugar, proibiu a permanência deles até nos estabelecimentos de seus proprietários, e está obrigando o turista a percorrer uma longa distância sob o sol – inclusive crianças e idosos! – para contratar um carro da Fila Única, muitas vezes conduzido por pessoas desconhecidas das agências, sem treinamento ou experiência, e ávido para ganhar um “dinheirinho extra”, pois a maioria dos carros não lhes pertence.
 
No último dia 02 de janeiro a turista Agda Guedes e sua família, de São Paulo, foi obrigada a esperar 40 minutos pelo buggy contratado, ficando aflita e constrangida com a influência dessa falha sobre a excursão. O bugueiro alegou ter outro trabalho! No mesmo dia, uma excursão proveniente de Aracaju não pôde retornar no horário habitual pelo mesmo motivo. Turistas, guias, agentes de viagem e comerciantes de Mangue Seco estão revoltados com a situação. A guia de turismo Daniella Cardoso, da agência Nozes Tour, de Aracaju, demonstrou preocupação com o futuro da oferta do passeio à Mangue Seco. Preocupação compartilhada por guias de Salvador!
 
Agencias e operadoras de turismo precisam ter representantes nos lugares que vendem, apoio técnico e linha de comunicação, não vende um lugar para entregar seus clientes, pelos quais são responsáveis, a qualquer prestador de serviço. Infelizmente, Prefeito e Vereador estão seguindo os maus exemplos da Secretaria de Turismo do Estado e do Ministério do Turismo, mais mercadores que gestores, e que costumam ignorar lugares, empreendedores de fora de seus grupos, a sociedade e – pior! - o mais interessado, o turista, que lhes sustentariam e gerariam trabalho e renda para o povo.
 
Mangue Seco vive, literalmente, isolado e negligenciado pelo Governo da Bahia e por Jandaíra. Nem acesso para carros que saem de Salvador ou Praia do Forte tem! Não tem assistência médica regular, apenas nas terças feiras, segundo o vereador Adilson Leite, que informou ainda que o Estado não paga para ter médico constantemente. Em caso de emergência há uma “ambulancha” que leva para o outro lado do estuário, onde está uma ambulância, que leva para Estância, pois a sede de Jandaíra é muito afastada e de acesso precário. Pode se agravar e ser fatal, com tanta dificuldade.
 
O povoado depende mais de Estância que de Jandaíra, gera mais emprego e renda para Sergipe que para a Bahia. Seus gestores tem cargos ou mandatos públicos para gerir interesses coletivos, não de grupos, e são regulados por lei. O Ministério Público precisa interferir para viabilizar a ligação com Salvador, garantir a normalidade, a autonomia do lugar e a sobrevivência daquelas pessoas. Precisa averiguar, por exemplo, a situação da obra de um atracadouro de 200 metros que se arrasta há quatro anos, sem previsão de entrega. Mangue Seco precisa de intervenção urgente.
 
José Queiroz

0 comentários:

Postar um comentário

Fomos obrigados a moderar os comentários devido determinação da operadora dos Blogues, pois tem pessoas levando para o lado pessoal. Podem criticar reclamar elogiar, denunciar, mas sem entrar na vida particular das pessoas. Não aceitamos ofensas, nem palavrões. Critiquem o político, que eles foram criados para levar pancadas. Obrigado pela compreensão.


Grato pela participação.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms