Alerta: Caixa d'água aberta em povoado oferece risco à saúde da comunidade

A água tratada é fundamental para a saúde humana. Na zona rural do município de Sitio do Quinto, o serviço público de abastecimento é de responsabilidade da CERB, empresa do Estado. A concessionária fornece um produto de excelente qualidade, que obedece aos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde (Portaria 2.914/2011). Mas para ficar livre de doenças, o poder público responsável pela manutenção deve fazer a sua parte e manter a caixa d’água dos poços limpa. Visita realizada pela concessionária aponta que a maioria dos municípios nunca fezem a limpeza das caixas d’água.
 
De acordo com a pesquisa, biólogo e técnico da empresa, manter a caixa d’água bem fechada é tão importante quanto a limpeza para evitar a contaminação. “É comum sermos acionados por clientes com problemas em relação à qualidade da água e, ao chegarmos ao local, encontrarmos insetos e animais mortos dentro das caixas d’água. Também já vimos casos em que a caixa nunca foi lavada”, conta.
 
Descasos dos administratores
 
Moradores do povoado Rasinho municipio de Sitio do Quinto estão pavorosos com a situação que se encontram os reservatórios de água que abastece a população do povoado, devido à falta de manutenção dos tanques e as sujeiras com dejetos de urubus.
 
Preocupados com a saúde a população se organiza para pedir providências das autoridades no sentido de realizar a devida manutenção, nos enviaram as fotos para que pudéssemos chamar a atenção das autoridades, seja municipal ou estadual para que tomem as devidas providencias.
 
Fomos ao local e constatamos que os reservatórios encontram-se abertos com urubus pousando nas bordas e até mesmo defecando dentro da caixa, sem falar que as tampas estão largadas no chão servido de cobertura para cachorros.
 
Outra situação que preocupa a população do povoado é com relação a falta de manutenção de uma nascente de "água surgente" que existe a muitos anos, muito antes da fundação do povoado o "olho d’água" como é conhecido, que por muitos anos garante o sustento dos animais em períodos de estiagem prolongadas, como essa que estamos passando agora, pois o mesmo está entregue ao abandono pelo poder publico como podemos ver nas fotos, pois nunca foi feito uma limpeza para que essa nascente possa captar um maior volume de água, pois sua veia freática certamente encontra-se bloqueada devido a lama em sua bacia. A populção cobra dos representantes uma limpesa nesse Patrimônio do povoado Rasinho.

 
 
 Sítio News

 

6 comentários:

Anônimo disse...

e isso ai sitio news isso e uma vergonha para no sitioquintense cade o prefeito clegi

Anônimo disse...

o papa renunciou e a culpa tambem é de clegi.
ate um tampa a culpa é do prefeito, porque nao falaram com o
secretario arnaldo pinga no bucho, ou quem denunciou nao colocou
a tampa na caixa, quanto essa nascente é lama de chiqueiro.

Anônimo disse...

adalvo mané denucie algo maior,
examplo as obras paradas da quadra coberta,
o posto de saude, o calçamento do tingui, agora
uma tampa da caixa d'agua, vai procurar o que fazer,
voce com reporte coloque ele contra parede, isso sim
seria mais util.

Anônimo disse...

esse que fez esse comentario é um desenformado.. caixa dágua descoberta é um risco a saude.. como fala na materia urubus defecam e bebem agua .. podendo transmitir doenças.. se liga mané..

Anônimo disse...

Clegi tem responsabilidade sim.. não em ir la e tampar a caixa, mas delegar poderes para alguem fiscalizar e corrigir erros, desde quando ele se tornou prefeito tem que zelar pela população..

Roberto Carlos

Anônimo disse...

Santa ignorancia.. falar que a lama da nascente é agua de chiqueiro é ser muito mal informado.. va la e cosntate a importancia dessa nascente.

Postar um comentário

Fomos obrigados a moderar os comentários devido determinação da operadora dos Blogues, pois tem pessoas levando para o lado pessoal. Podem criticar reclamar elogiar, denunciar, mas sem entrar na vida particular das pessoas. Não aceitamos ofensas, nem palavrões. Critiquem o político, que eles foram criados para levar pancadas. Obrigado pela compreensão.


Grato pela participação.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms