QUEM SOU EU ?

 
Em Ribeira do Pombal para se ter uma assinatura com firma reconhecida, faz-se necessário ter a presença de quem assinou aquele documento. Se é necessário sempre ter a assinatura reconhecida com a presença do dono da assinatura, então não é necessário ter firma aberta. Sugerimos, para diminuir os espaços do cartório com coisas inúteis, o descarte de todas as “fichas de firma” ali existentes.
Procuramos saber o motivo de tamanho abuso com as pessoas e a resposta que obtivemos foi de que houve fraudes com assinaturas. Então observamos que alguém cometeu uma fraude e o incrível é que toda uma população pague por um erro de uma única pessoa. Se alguém falsificou uma assinatura o correto seria abertura de inquérito policial e o conseqüente pagamento do que deve a lei, de preferência com a prisão.
Mas parece que o que aconteceu, assim como na bíblia, quando o rei do Egito não queria libertar os judeus, todo o povo teve de pagar pela decisão e erro de uma única pessoa.
Isto faz-me lembrar os mandatos coletivos de busca utilizados por Hitler nos guetos das cidades européias, onde todos eram culpados.
A conclusão que tiro desta situação vexatória é de que o respeito para com aqueles que lhes pagam os seus vultuosos salários são jogados na lata de lixo do fórum local.
Imaginem o cidadão que tem firma aberta em Pombal e esta morando muito longe, como por exemplo o Rio Grande do Sul ou até mesmo em outro pais, e precisar reconhecer a firma de sua assinatura, ter que pegar um avião e vir a Pombal? Será que a intenção e estimular o turismo?
Eu pessoalmente preferi a solução mais fácil, pelo menos para mim. Abri firma em cidade vizinha de Pombal, onde não se comete tamanha barbaridade para com seus cidadãos. Quem puder e quiser que faça o mesmo.
 
Gandhi Dantas
Quase Ex Cidadão Pombalense
 
Veja os Procedimentos relacionados ao Reconhecimento de Firmas nas Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça.
 
 
 
Segue abaixo orientação para procedimento de reconhecimento de firma em qualquer lugar do Brasil, exceto na Republica Pombalense.
 
Existem dois tipos de reconhecimento de firma:
a) Reconhecimento de Firma por Semelhança:
É o mais comum. Para que possa ser feito, é necessário que a pessoa cuja firma será reconhecida tenha firma aberta ("ficha de firma") no cartório, ou seja, tenha sua assinatura arquivada em uma ficha no cartório.

O Registrador/Tabelião compara, grafotecnicamente, a assinatura do documento com a assinatura da pessoa, em sua ficha de firma.

Se forem grafotecnicamente semelhantes, ele reconhecerá que a assinatura do documento é semelhante à assinatura do padrão depositado no cartório, colando um selo de autenticidade e assinando.
b) Reconhecimento de Firma por Autenticidade:
É o feito nos casos em que se exige maior segurança, como por exemplo:
• Documento de transferência de veículos
• Títulos de crédito
• Contratos com fianças e avais

Nestes casos, a pessoa a ter sua firma reconhecida deve comparecer pessoalmente ao tabelionato, trazendo seus RG e CPF originais e assinar o documento na presença do funcionário do Cartório.

Ao fazer o reconhecimento de firma por autenticidade, o Registrador/Tabelião estará atestando que o interessado veio a sua presença, se identificou e assinou o documento, e por isso, a assinatura é dele.

Neste tipo de reconhecimento, o interessado assina um termo em um livro de comparecimento, também para atestar que ele realmente esteve na presença do Registrador/Tabelião e assinou o documento.


O que é necessário?

Para que o reconhecimento de firma possa ser feito, é necessário que a pessoa que assinou o documento tenha "ficha de firma" naquele respectivo cartório, o que é feito através da abertura de firma.

É importante que o portador do documento saiba o nome completo de quem assinou. Se o nome estiver incompleto ou errado, ou ainda se for um nome muito repetido, como José da Silva, é necessário o número do RG ou do CPF da pessoa, caso estes dados não constem no documento, para que a busca no sistema possa ser feita com sucesso, e sua ficha localizada.

Para que o reconhecimento de firma seja feito, a assinatura do documento deve ser semelhante àquela da ficha de firma. A ficha de firma não tem prazo de validade, mas as pessoas mudam sua assinatura com o passar dos anos. Nestes casos, é preciso que a pessoa compareça novamente ao cartório, para renovar sua ficha de firma.

Fonte(s):

 

0 comentários:

Postar um comentário

Fomos obrigados a moderar os comentários devido determinação da operadora dos Blogues, pois tem pessoas levando para o lado pessoal. Podem criticar reclamar elogiar, denunciar, mas sem entrar na vida particular das pessoas. Não aceitamos ofensas, nem palavrões. Critiquem o político, que eles foram criados para levar pancadas. Obrigado pela compreensão.


Grato pela participação.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms