O QUE É CASSAÇÃO?

Processo de anulação do mandato de cargos legislativos. De modo geral, o que motiva a cassação de mandato é a quebra do decoro parlamentar, ou seja, o comportamento inadequado conforme cada código de ética parlamentar. Os requerimentos de cassação são apresentados pelos partidos políticos à comissão de ética, que analisa o pedido e envia parecer ao presidente da casa. Caso a comissão de ética apresente um relatório que recomende a cassação de mandato, compete ao presidente marcar a sessão plenária que, por meio do voto secreto dos parlamentares, aprovará, ou não, a perda do mandato. Temos motivo de sobra, só os cegos não enxergam.

CÂMARA DE VEREADORES E SEU PAPEL

Sede do Poder Legislativo nos municípios. Cada cidade elege um número de vereadores proporcional ao total da população, sendo, no mínimo, nove e, no máximo, 55. Compete às câmaras fiscalizar os atos dos prefeitos e legislar sobre matérias de sua atribuição, designadas pela Constituição Federal, constituições estaduais e leis orgânicas dos municípios. Espero que nessa legislatura tenhamos vereadores dispostos a fazer valer o voto.

DEU NOS JORNAIS

Saiu na semana passada o relatório Corrupção Global, 2006, elaborado pelo grupo inglês Transparência Internacional. A lista dos dez mais corruptos do mundo, deixou os corruptos brasileiros indignados, pra dizer o mínimo. Nenhum brasileiro entre os dez melhores do mundo! Nenhum!
Acho isto uma falta de consideração com o Brasil e como os nossos profissionais desta área econômica. Ou seja, até na corrupção estão nos passando para trás. Acho que os nossos corruptos deveriam se unir (não em partidos políticos como alguns já fazem) para criarem uma Central Única dos Corruptos e pelejar para que no ano que vem tenhamos dois ou três entre os top ten.
Confesso que, se eu fiquei frustrado com essa vexamatória derrota, imagino os profissionais da área, como estão neste momento. Pessoas que levam a corrupção a sério, que desde o jardim da infância se dedicam à corrupção e ao suborno. Profissionais formados, doutorados, eleitos pelo povo até para presidente da república. Fico imaginando não só a decepção deles, como também das esposas e dos próprios filhos, já corruptinhos, que usam terninho desde a primeira comunhão. Como explicar para o garoto que o pai dele, depois de cinqüenta anos de corrupção ativa, passiva e ininterrupta, ficou fora da lista da Corrupção Global 2006? Vai ser difícil...E os corruptos da nossa cidade ficaram fora, que pena.

A ENTREVISTA DE FOGUINHO NÃO CONVENCEU NINGUÉM

Detalhes da entrevista na proxima edição

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms