Em ano de eleição, pesquisas de intenção de votos orientam estratégias partidárias, determinam campanhas políticas e espertam grande interesse no eleitor.
Recentemente foi encomendada uma pesquisa para nosso município, não foi registrada ainda, mas deixou muita gente otimista com os resultados, é bom Ressaltar que: A mídia faz campanha para seus candidatos secretos. Divulga os resultados das pesquisas como se fossem eleições. Pesquisa é apenas uma pesquisa, pode fotografar o momento e ainda assim errar no foco. A última pesquisa Vox Populi afirma que Walter Pinheiro, candidato do PT, tem 10% das intenções de voto em Salvador. Ora, em 1996 as pesquisas diziam que Lídice da Mata tinha 2% e ela acabou prefeita de Salvador. Nas três eleições em que Nelson Pelegrino foi candidato do PT a prefeito ele aparecia sempre com índices baixos, vinha a eleição e ele obtinha 35% da votação. Em 2006, Jaques Wagner aparecia com 13% das intenções de voto contra 66% do candidato do PFL, Paulo Souto. Wagner ganhou. O Ibope nunca se explicou direito.
Por isso é que digo: "Nunca é bom ficar se baseando em pesquisas, o trabalho é muito importante, e cautela é bom e não faz mal a ninguém ".


11.8.08
Sítio News

1 comentários:
Você está corrreto em sua advertência feita no rodapé da matéria, bem como é importante a ponderação feita. Contudo é bom que fique claro que no caso de Lídice houve manipulação por parte do grupo de ACM, e no que se refere a Paulo Souto ele era o Governador, portanto detentor do poder. E sabemos que em se tratando de pesquisas a falsidade dos entrevistados tem como alvo, sempre, os ocupantes do poder. Numa coisa você está absolutamente correto: não se deve ficar preso a pesquisas favoráveis e relaxar o corpo a corpo eleitoral.
Postar um comentário
Fomos obrigados a moderar os comentários devido determinação da operadora dos Blogues, pois tem pessoas levando para o lado pessoal. Podem criticar reclamar elogiar, denunciar, mas sem entrar na vida particular das pessoas. Não aceitamos ofensas, nem palavrões. Critiquem o político, que eles foram criados para levar pancadas. Obrigado pela compreensão.
Grato pela participação.