SÍTIO DO QUINTO: É complicada a situação de reeleição para vereadores

Dias atrás conversando com um amigo e comentarista político relembrou-me de um fato da história recente da nossa cidade, quando um prefeito, que chegou a ter 70% de aprovação, levou no lombo na eleição onde tentava eleger seu sucessor “laranja”. Nesta época, o papo que rolava era de que o candidato do prefeito estava eleito. Até poste ele poderia eleger. Mas não elegeu, e acabou perdendo as eleições.

Nesta eleição, onde o prefeito Cleigivaldo ganhou pela primeira vez, tinham vereadores fortes com uma grande força e um grupo unido no intuito de fazer maioria na Câmara, mesmo assim não conseguiu a maioria da Casa Legislativa. E isso acabou minando o candidato governista que até então era imbatível.
E é esta a comparação que o amigo faz, ao relembrar estes fatos. Ao que tudo indica, em Sitio do Quinto, se o atual prefeito conseguir se livrar da peneira do TSE, já estaria eleito. E com um quadro de vereadores minguado.

Só lembrando, na eleição passada o prefeito estava com a bola toda, no entanto só consegui eleger 4 vereadores, enquanto a oposição mesmo desgastada, mas com um numero maior de partidos coligados, abocanharam 5 das 9 cadeiras.

Para fazer 4 vereadores em Sitio do Quinto, mais ou menos, a coligação precisará de um bom coeficiente! E isso é muita coisa pra uma coligação que hoje não conta com uma boa bancada, ou seja, todos os vereadores para se elegerem precisam do máximo de votos, para atingirem a média necessária de votos para eleger os cinco da coligação! Lembre-se, pode haver debandada.

Alguém tem esperança mesmo de fazer isso tudo, com a quantidade enorme de candidatos que teremos? Já se brinca que teremos candidato a cada quadra da cidade. Porém, lembrando, agora são muito mais candidatos.  

Dizem que na política de Sitio do Quinto prevalece a lógica. Sendo assim vamos ver a lógica da coisa.

Coeficiente eleitoral é o resultado da divisão entre o número de votos válidos pelo número de vagas para o cargo em disputa nas eleições proporcionais. Nem sempre os mais votados são eleitos. Regra do quociente eleitoral.

Se é complicada a situação do prefeito Cleigivaldo e de outros pré-candidatos que têm problemas com o Tribunal de Contas dos Municípios - TCM/BA, imagina então a dos vereadores, que ainda não prestaram contas com a população! Alguns devem ter retorno garantido à Casa do Povo, outros terão que suar a camisa para conseguirem se reeleger neste pleito de 2012.

Alguns vereadores de nosso município são conhecidos da população por seus discursos nas sessões às segundas-feiras na Câmara Municipal. Alguns são tão inexpressivos e calados que passam como se não existissem aos olhos do povo.

Para esta eleição de 2012, o número de vagas permanece o mesmo, 09 edis. Mas o grande número de candidatos que já anunciaram pré-candidaturas pode atrapalhar o retorno da maioria dos atuais vereadores.

Além disso, os atuais vereadores terão dificuldades em compor suas coligações proporcionais na busca de serem reeleitos, pois os partidos do município estão mais polarizados e desorganizados para a campanha deste ano, como é o caso dos partidos que dão sustentação a base governista, grupo que já trabalha a coligação proporcional e estão praticamente fechados para a campanha que se aproxima.

Alguns devem ter retorno garantido, como o vereador Bado, Zé Miúdo, Gelson, Carlé, Zé Miranda. Partindo dessa premissa, levando-se em consideração a eleição passada a coligação da "Renovação" mesmo com a vontade de um povo em eleger o novo, o Grupo só conseguiu eleger 4 dos 9 vereadores. Sabemos que dos 9 que ai estão alguns já tem a sua cadeira garantida, seja por mérito, ou pela força do dinheiro, mas a verdade é uma só: Quem quiser se reeleito vai ter que arregaçar as mangas, ou os bolsos.

Sitio News/Fotos: Carlino Souza

7 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigos
me desculpe mas nao concordo com
esta meteria.
Voce nao pode afirmar que esses
vereadores citados estao quase eleito. Essa historia e pura balela
a coisa vai esta dificil nao so para a situacao, estara dificil
para todos, inclusive bado ,jelson,
marcelo, edson, luciene,ze de miranda, carle,ze miudo.
hoje todos candidatos tem gastar muito dinheiro,sei que a leganda pesa muito, mais o pior sao esses
canditados que nao almeja nada e
entra so para atrapalhar, mas sera bom que fortalece a democracia

Ze de Bilau disse...

E ai vereador Jair.. vc quando Luciene se vendeu a cleigivaldo vc fez ele chorar na com acusações de que ele se vendeu e a chamou de mercadoria sem nota. como fica agora..? o prefeito passou a nota fiscal pra vc ou comprou no cambio negro? Responda ai se puder ok.. abraço...

Anônimo disse...

Como vai ser vc jair em um palanque com clegi.. o mesmo que vc por tantas vezes o chamou de lalau.. e agora josé?

Chico de chicóo disse...

Eu sabioa que essa onde de Jair criticar o prefeito na camara era uma forma de valorizar o passe dele.. sera em dolar ou euro?

Anônimo disse...

VOCES ESTAO COM MUITA DOR DE
COTOVELO, ELE NAO FOI VALORIZADO
PELO CANDIDATO DE VOCES O TAL
DE TABAQUEIRO, ONDE DISSE QUE ESSE NEGRINHO NAO IA A LUGAR ALGUM.
ELE SIMPLISMENTE NAO IRIA PASSAR A VIDA TODA NA CANGA DE TABAQUEIRO QUE FUNDOU E AFUNDOU O
MUNICIPIO.
ELE VIU QUE COM CLEIGIVALDO O
MUNICIPIO E OUTRO.
ESCOLA COM MERENDA
SALARIO EM DIA
QUASE VINTE CARROS SERVINDO AO POVO
ESTRADA
CALCAMENTOS
CREDITO PARA COMPRAR
POCOS ARTESIANO FUNCIONADO
CASA DE APOIO
MEDICOS
ETC ETC ETC ETC
NAS GESTOES ANTERIOR UM ASSALARIADO DA PREFEITURA TINHA
CONDICAO DE COLOCAR UM FILHO
PARA FAZER UMA FACULDADE
AGES POR EXEMPLO?
ME RESPONDA:
ELE SIMPLISMENTE MUDOU DE OPINAO QUE E UM DIREITO QUE LHE ASSISTE.
ENTAO ELE VENDO ISSO: COMO DIZIA D. PEDRO I.
COMO E PARA O BEM DE TODOS FELICIDADE GERAL DA NACAO;
DIGA O POVO QUE PULO

PARABENS JAIR

Anônimo disse...

FIZ UM COMENTARIO DIA
30 DO MES PASSADO SOBRE
O PULA PULA DE ELEITOR PARA
O LADO DO PREFEITO.
E ISSO ESTA SE CONCRETIZANDO
ESPERE QUE TEM MAIS ELEITOR
E PESSOAS QUE VE EM CLEIGIVALDO
O MELHOR PARA ADMINISTRA SITIO
DO QUINTO POR MAIS QUATRO ANOS

Anônimo disse...

Jair é esperto! Corria o risco de perder a eleição, pois seu amigo Tabaqueiro ja tinha lançado candidatos nos locais que ele mais tinha voto e queria ver sua derrota, com as negociações "aconteceu o perdão" Juntos pretendem tomar o poder assim que ganharem, só que esqueceram que apesar da Jibóia não ser bém vista, parece que vão ter que mamar em outro lugar.

A partir de janeiro so vai mamar a Jibóia........os vereadores vão apoiar em tudo se não vão levar porrada......

Postar um comentário

Fomos obrigados a moderar os comentários devido determinação da operadora dos Blogues, pois tem pessoas levando para o lado pessoal. Podem criticar reclamar elogiar, denunciar, mas sem entrar na vida particular das pessoas. Não aceitamos ofensas, nem palavrões. Critiquem o político, que eles foram criados para levar pancadas. Obrigado pela compreensão.


Grato pela participação.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms