VERDADEIRO ABSURDO - Alunos são transportados em porta-malas de veículos.



Um fato nos chamou a atenção semana passada no município de Sitio do Quinto, quando flagramos, na escola da comunidade Cascalheira, crianças que voltavam da escola sendo transportadas no porta-malas de um Fiat Uno de propriedade da prefeitura.

Que o transporte ilegal de crianças em veículos contratados pelo município de Sitio do Quinto para o setor educacional tinha passado dos limites do insuportável, isso já sabíamos, mas o que eu presenciei e um absurdo. Motoristas estão transportando crianças no porta-malas dos veículos, colocando em risco a vida dos estudantes. Até agora, nenhuma providência foi tomada pela Secretaria Municipal de Educação.
Segundo representantes do Conselho do FUNDEB, o flagrante de desrespeito com a clientela estudantil é ainda mais assustador nas escolas de vários municípios, quando várias crianças são colocadas em porta-malas, como se fossem bagagens, em meio à poeira e solavancos pelas péssimas condições das estradas vicinais.

Olhando perplexo o veiculo se distanciando, percebi que o fundo do carro se abriu e imediatamente o condutor parou o carro desceu fechou novamente e seguiu viagem. Um verdadeiro absurdo.
Abismado me aproximei de uma senhora que ali estava e perguntei se era constante esse tipo de transporte ela me respondeu. “é sim, hoje esse carro estava vazio, costuma ir mais alunos, se você quiser ver é só vir aqui outras vezes e verá coisas piores”. Comentou.

Em conversa com pais de alunos, essa prática vem sendo adotada há muito tempo desde as primeiras gestões, no transporte escolar do interior do município. Uma mãe que não quis se identificar denunciou em entrevista à Redação do Sitio News, que seus filhos são “enlatados” todos os dias no porta-malas do veiculo como se fossem sardinhas. “Sabemos que os riscos são grandes, mas nossos filhos precisam ir à escola. No entanto, é confiar em Deus e rezar para que nada aconteça”, desabafou uma mãe.

Não é de ontem nem de hoje que percebemos esse tipo de transporte de alunos. “Esperamos providências por parte dos representante da prefeitura e os responsáveis pelo transporte dos alunos aqui da Cascalheira. Não podemos aceitar esse tipo de coisa" Questionou uma mãe.

Pergunto ao prefeito ou aos vereadores que fazem parte da bancada da situação e oposição, se aceitariam que seus filhos fossem transportados dessa maneira? Pergunto ao prefeito se ele ao menos anda em um transporte assim? É bom lembrar que a lei pune, além do prefeito, também os demais gestores municipais, como os secretários de Educação, responsáveis pela contratação do serviço.

O Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) obriga os veículos destinados à condução escolar a ter cintos de segurança para todos os passageiros e a se submeter a uma inspeção semestral para verificação dos itens de segurança.

A pergunta que fica para todos: QUEM SERA RESPONSABILIZADO SE ACONTECER UM ACIDENTE COM UM VEICULO IRREGULAR DESTES? O PREFEITO QUE E RESPONSAVEL DIRETO POR TAL PRATICA? O MINISTERIO PUBLICO QUE NÃO ACIONA OS MEIOS LEGAIS PARA COIBIR TAL ABSURDO? A SECRETARIA DE EDUCACAO QUE É OMISSA? O SECRETÁRIO FIQUE DESDE JÁ SABENDO QUE IRA RESPONDER PELO QUE OCORRER COM ESTAS CRIANCAS? O MOTORISTA TAMBEM SERA RESPONSABILIZADO CASO ACONTEÇA ALGO A ESSAS CRIANÇAS?

Se alguém acha que tudo acabara em pizza, basta ver o caso da boate no Rio Grande do Sul, onde houve vários indiciados. CUIDADO.

Sitio News

1 comentários:

Anônimo disse...

a cidade do sitio do quinto estar cada ves se afundando isso é uma vergonha,eu duvido se fosse filhos de algum politico se eles aceitaria um negocio desde ,só jessus na causa ,e o principal culpado se acontecer algum acidente,que deus livres todas as quelas crinças,mais o culpado é o sr secretario de educaçaõ,eles tem cuidado e abram os olhos, esse ´´e o segundo mandanto do prfeito que é professor e tem o vise como professor tambem,a educaçaõ estar pior do que era antes,um abraço e uma boa noite.

Postar um comentário

Fomos obrigados a moderar os comentários devido determinação da operadora dos Blogues, pois tem pessoas levando para o lado pessoal. Podem criticar reclamar elogiar, denunciar, mas sem entrar na vida particular das pessoas. Não aceitamos ofensas, nem palavrões. Critiquem o político, que eles foram criados para levar pancadas. Obrigado pela compreensão.


Grato pela participação.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms