Vídeo de suposto crime eleitoral no pleito de 2012 vaza e pode modificar cenário em importante cidade da PB; assista


Um vídeo gravado por um dos presentes a uma reunião do Sindicato dos Condutores de Veículos Alternativos de Campina Grande ocorrida na campanha eleitoral de 2012, traz declarações impressionantes do então candidato à prefeitura da cidade, Romero Rodrigues (PSDB). No vídeo, que tem 12 minutos e 27 segundos de duração, Romero desdenha da lei eleitoral e promete legalizar os transportes clandestinos em troca de votos.
O então candidato à prefeitura diz que está ali na reunião para assumir um compromisso com a categoria de legalizar o transporte alternativo em Campina Grande. Desde que, para isso, conte com o voto de todos os presentes. Ele pede aos participantes da reunião que acreditem nele, pois não tem motivos para mentir e usa vários argumentos para convencer aos presentes.
O início da gravação mostra que Romero, logo ao chegar ao recinto, parece estar muito decidido sobre a proposta que vai lançar:
"Boa noite, eu serei bastante objetivo. Isso é uma coisa que não precisa de segredo nem de muito moído não, nem de muito detalhamento, porque só 'existe' duas palavras: faz ou não faz, concorda ou não concorda, aceita ou discorda. Não precisa aqui fazer um discurso demorado, muitas vezes até demagógico".
Prosseguindo, Romero deixa claro que assume o compromisso de regularizar os clandestinos, desde que todos votem nele:
"Eu acho que é esse o compromisso que eu vim aqui na noite de hoje para assumir perante vocês e ao mesmo tempo pedir a reciprocidade de cada um de vocês, ou seja, é algo que você pode cumprir, com uma mão aqui, compreender muito bem, é um ajudar o outro e os dois, na realidade, serem ajudados, porque no instante em que eu vou poder contar com a reciprocidade e a confiança de vocês e ao mesmo tempo também assumir um compromisso, de, aí eu digo com todas as letras, aqui, inclusive tem muitas pessoas que me conhecem há bastante tempo (...) de fato que, onde passei, não fui de tentar confundir nem de enganar ninguém (...) vocês conhecem minha trajetória, onde cheguei, não cheguei enganando ninguém, não precisei tentar confundir, criar dificuldade, criar problema, muito pelo contrário. Eu acho que a gente vai entrar num processo que eu acho que o apoio de vocês é importantíssimo, é imprescindível, é fundamental".
O ponto mais inacreditável da gravação é quando Romero comenta sobre a preocupação maior da categoria, que é uma Lei Municipal que proíbe o transporte alternativo em Campina Grande. Neste momento, ele desdenha das leis em geral, dizendo que elas não têm valor, pois o que vale mesmo é a decisão política do prefeito, chegando a menosprezar até as leis de sua própria autoria na Câmara Federal:
"Eu assumo com vocês o compromisso de resolver o problema de legalizar. De lei eu... eu... eu criei dente fazendo lei. Só agora, como Deputado Federal, eu apresentei cinquenta e cinco leis no Congresso Nacional. A questão de lei é o menos problema (sic). Você achar que a dificuldade é uma lei, é uma legislação, é um artigo, é um parágrafo, é uma alínea, o que vale... (pausa)... é a decisão política, é querer resolver o problema".
Mais adiante Romero diz que, se elegendo prefeito, terá como legalizar os transportes clandestinos sem depender de ninguém, pois o exercício do cargo já lhe dá poderes suficientes para decidir:
"Eu vou tentar ajudar a resolver e sendo prefeito, eu tô dizendo, que eu não vou precisar de ninguém para ajudar a resolver, quem vai resolver somos nós. Eu vou resolver o problema e é por isso que eu estou aqui, perante todos, assumindo este compromisso".
Diante de algumas dúvidas de pessoas presentes à reunião quanto à regularização do serviço, Romero insiste:
"Eu vim para debater o seguinte: que eu sendo prefeito eu resolvo o problema de vocês. Eu não vou entrar em detalhes, na briga diária, eu não vou me meter nisso, o que eu tenho que dizer é se assumo ou não o compromisso e eu tô assumindo o compromisso com vocês. Vamos legalizar".
Em outro momento, ele chega a pedir à categoria que se organize, pois depois que ele legalizar os clandestinos, precisará ter uma quantidade determinada de profissionais atuando. Romero chega a demonstrar preocupação com a condução do processo de legalização e faz questão de frisar que o compromisso assumido com os alternativos é sério:
"Vocês também tem que se 'organizarem'. Uma coisa é que nós estamos assumindo um compromisso aqui com 'X', depois de passado esse processo e dando tudo certo, Deus nos permitindo com a força e a confiança de vocês, uma vitória, aí 'vai' chegar a ter três, quatro, cinco vezes mais. Então, vejam bem, olha que isso é uma coisa séria, eu estou assumindo um compromisso sério, tem que ter um limite".
Já na parte final da reunião, o atual prefeito descobre que tudo está sendo gravado. Neste momento, ele pede aos presentes que guardem segredo do que foi discutido, para não prejudicá-lo no processo eleitoral:
"Sobre essa questão de gravando e aqui eu já vi muita gente fotografando e aqui é público, não tem nenhum segredo, agora, o segredo que há entre nós... tem que ter um segredo entre nós... qual o segredo que eu acho que tem que ter entre nós? É que a reunião aqui é pública, mas só entre a gente aqui. A gente precisa trabalhar sigilosamente pra primeiro poder superar um processo eleitoral que nós teremos. Então, é trabalhar em sigilo"

Acompanhe o vídeo e tire as suas próprias conclusões:

0 comentários:

Postar um comentário

Fomos obrigados a moderar os comentários devido determinação da operadora dos Blogues, pois tem pessoas levando para o lado pessoal. Podem criticar reclamar elogiar, denunciar, mas sem entrar na vida particular das pessoas. Não aceitamos ofensas, nem palavrões. Critiquem o político, que eles foram criados para levar pancadas. Obrigado pela compreensão.


Grato pela participação.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms