Os desafios e a postura do gestor público

Cleigivaldo Carvalho Santa Rosa (PDT) foi reeleito prefeito de Sitio do Quinto no ultimo dia 7 de outubro com 59,15% dos votos válidos. Com isso tem por obrigação fazer um segundo mandato obrigatoriamente melhor que o primeiro. No mandato anterior o gestor deixou a desejar nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e principalmente no atendimento as comunidades mais carentes, no zelo, manutenção do bem estar da população, não dando atenção adequada as pessoas. A responsabilidade é a mesma. Mas aumenta os compromissos do gestor nessa gestão.

É HORA DE ARREGAÇAR AS MANGAS DA CAMISA!

Passadas as votações e conhecidos os vencedores e vencidos, agora é hora de começar a pensar para frente no que pode acontecer nos próximos quatro anos a partir de primeiro de janeiro de dois mil e treze.

Agora que se passaram a disputa eleitoral, já não há mais razões para divisões, ao contrário, agora é o momento de somar, de unir-se em torno de um projeto, de uma estratégia, em torno de um plano de governo vencedor de forma democrática pelo voto do cidadão.

É hora de o candidato eleito assumir sua postura de gestor público, não apenas dos que lhe confiaram o voto, mas de todos os munícipes, pois a gestão deve ser voltada para todos e não apenas para o seus.

O perfil ideal que deve apresentar essa nova gestão para que no final de seu mandato daqui a quatro anos tenha a ampla aprovação da sociedade começa pelo caráter. Para que se alcance o sucesso na sua administração perante o município não pode esquecer as características principais de um homem público: simplicidade, humildade, integridade, honestidade, coragem e empatia social. E todas essas características independem de diplomas ou títulos. Fazem parte do “eu” de cada pessoa.

Muito importante também são as habilidades que o bom gestor público precisa dominar: liderança, comunicação, capacidade de negociação, planejamento, visão empreendedora e estratégica, gestão do tempo, gestão de pessoas e inteligência emocional. Além disso, é fundamental entender claramente o que motiva as pessoas e promover meios para que a automotivação individual seja sempre realidade.

Fundamental será o comprometimento de cada um daqueles escolhidos para fazer parte da sua equipe, bem como a colaboração irrestrita de cada servidor público municipal no atendimento ao cidadão, desde o mais importante ao mais simples que carece da assistência e dos serviços públicos.

Ao prefeito, é importante adotar uma metodologia para implantar seu plano de governo. Há várias maneiras de se fazer as coisas. Porém, há sempre uma melhor que as outras – deve se adotar aquela cujo objetivo é atingido mais rapidamente e com sustentabilidade. A cidade tem pressa, o povo já esperou demais, é hora de se colher resultados.

Sabemos que há muito que fazer, por isso deve se estabelecer prioridades, mas antes o gestor deve fixar metas e propósitos, ser ousado, acreditar que grandes objetivos possam ser atingidos e lutar para que isso se torne realidade. Para se tornar um bom gestor, antes precisa ser um grande idealista, fixar os objetivos e se comprometer com eles. A gestão vem em seguida, exatamente aí que as prioridades precisam ser estabelecidas: o que fazer em primeiro lugar e o que fazer em seguida.

Na obtenção dos resultados a dedicação e disciplina do gestor serão fundamentais dentro de todo o processo de governabilidade. E ao final de quatro anos, que o resultado alcançado pelos novos gestores, Sitio do Quinto, Antas, Adustina, Jeremoabo e Região, sejam o avanço na construção de uma nova cidade para cada família e cada cidadão de bem residente nesses municípios.

Parabéns aos prefeitos e vereadores eleitos! Que cada um possa honrar com o compromisso assumido perante o povo de sua cidade.

Feliz Ano Ano Novo as Adminsitrações de nossa Região
São os votos da equipe Sitio News a todos que nos prestigiam e nos visitam.

Feliz Ano Novo a Todos

0 comentários:

Postar um comentário

Fomos obrigados a moderar os comentários devido determinação da operadora dos Blogues, pois tem pessoas levando para o lado pessoal. Podem criticar reclamar elogiar, denunciar, mas sem entrar na vida particular das pessoas. Não aceitamos ofensas, nem palavrões. Critiquem o político, que eles foram criados para levar pancadas. Obrigado pela compreensão.


Grato pela participação.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms