Prefeitura faz mutirão para retirar milhares de peixes mortos no Açude de Ribeira do Pombal


Uma quantidade impressionante de peixes mortos foi encontrada no Açude de Ribeira do Pombal, poluição e falta de oxigenação pode ter sido a principal causa da morte das espécies. O fato foi notado desde segunda-feira (11), quando moradores observaram a aparição dos peixes agonizando sobre as águas e foi atração dos moradores e curiosos durante todo dia.

Segundo os moradores, a morte de peixes já aconteceu em outras ocasiões, mas nunca como desta vez. Em alguns pontos, a água ficou coberta por peixes mortos. O mau cheiro é sentido a alguns quilômetros de distância.

Sec. de Comunicação - Paulo Gomes
 
Representantes da secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Ribeira do Pombal estiveram no local acompanhado da Assessoria de Comunicação e prometeram encaminhar relatório ao prefeito Ricardo Maia assim que o mesmo retornar de viagem, pois segundo ele o prefeito disponibilizou toda equipe para o local afim de sanar o problema, e ao chegar o prefeito tomará as devidas providências junto ao Governo do Estado. Segundo o secretário de Comunicação Paulo Gomes, há um projeto tramitando junto à secretaria de urbanismo para a revitalização do referido açude.



Diretor da Rádio Povo - Roberto Pazzi
Também esteve no local Roberto Pazzi, diretor Geral da Rádio Povo junto com o Reporte Sandro Aguiar fazendo a cobertura e entrevistando moradores e membros das secretarias da prefeitura. Roberto Pazzi em alguns momentos fez intervenções ao vivo durante o programa de Cleidson Cardoso relatanto o acontecimento para ouvintes da Rádio Povo. Como podemos ver nos rostos dos Secretários máscaras para não sentirem o mal cheiro no local, imagine os pobres moradores convive com essa fedentina durante todo dia e noite, imaginem o que não estão passando esses moradores. "Quem teve a oportunidade de ir ao local pode sentir a fedentina  insuportável no local” Comentou Roberto Pazzi.




Esgotos
Como pudemos constatar em alguns trechos da margem do açude existem vários córrego como os da foto ao lado lançando esgotos e dejetos no leito do açude, os ambientalistas explicam que o lançamento irregular de esgotos sanitários no açude vem resultando numa série de problemas sociais e ambientais, com impactos sobre a comunidade, a vida aquática e o ambiente como um todo.

Conforme explicou Roberto Pazzi, a falta de chuva no município trouxe muitos prejuízos à região, porém a falta de água provocou uma intensa aglomeração de dejetos, carreando para o Açude tudo quanto é esgoto, acumulada no período de seca/estiagem. Consequentemente houve uma maior redução do oxigênio dissolvido (OD) e uma assustadora mortandade de peixe.


Segundo reportagem publicada no site Folha Pombalense e reportagens feitas pelo o locutor Sandro Aguiar da Radio Povo de Ribeira do Pombal nesta quinta-feira (14), a decomposição dos peixes mortos está produzindo gases e maus odores, incomodando toda a comunidade, principalmente a dos moradores que vivem as margens do Açude. Um cordão de isolamento foi colocado no local para evitar a aproximação dos curiosos e facilitar o trabalho da equipe de limpeza.




Veja mais fotos tiradas pela redação do Sitio News.

Reportagem e fotos Sitio News

0 comentários:

Postar um comentário

Fomos obrigados a moderar os comentários devido determinação da operadora dos Blogues, pois tem pessoas levando para o lado pessoal. Podem criticar reclamar elogiar, denunciar, mas sem entrar na vida particular das pessoas. Não aceitamos ofensas, nem palavrões. Critiquem o político, que eles foram criados para levar pancadas. Obrigado pela compreensão.


Grato pela participação.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms