Agricultor brasileiro merece nosso respeito


Nosso município, assim como muitos municípios brasileiros sobrevivem praticamente da agricultura e pecuária, então nossa preocupação com o fracasso do setor é constante. Os governantes precisam auxiliar estes produtores de forma mais efetiva, pois caso eles não consigam se manterem no campo, teremos um problema social gravíssimo com o êxodo rural.

A importância social de manter o homem no campo produzindo alimento é uma engrenagem ainda mais importante, pois esta é uma questão de sobrevivência. É uma pena que os prefeitos não entendam a importância.

Para reforçar a reivindicação os vereadores da Bancada da Oposição, discutem na Tribuna da Câmara, em defesa dos produtores. Segundo eles, o prefeito não vem dando o devido apoio aos produtores e destacou também falta de ação por parte do poder publico, alegando falta de contra partida do município com relação ao transporte e armazenamento do milho que os produtores adquirirem junto a CONAB com preços subsidiados.

Outra reclamação vem por parte dos magarefes com relação à emissão de GTA (Guia de Transito Animal), segundo eles, as guias não são mais emitidas no município por motivo do funcionário estar em greve por falta de pagamento, com isso são obrigados a se deslocarem a outros municípios para a retirada da GTA já que hoje o sistema é online.  

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Sitio do Quinto, esteve reunido com os produtores para apresentar algumas reivindicações do setor agrícola e pecuário para o município de Sitio do Quinto.

Andrade frisa que as reivindicações por mais apoio partiram dos próprios agricultores do município e que democraticamente apresentam a pauta que trata principalmente da falta de infraestrutura e apoio aos mesmos.

Entendo que os prefeitos vêm passando por momentos difíceis em decorrência da estiagem, mas sei também que é da agricultura e pecuária que o setor produtivo de Sitio do Quinto é o grande responsável por agregar valor econômico, e eles precisam ser mais bem cuidados.

Todos os prefeitos têm as suas dificuldades pelas verbas carimbadas, em educação, para a saúde, e infelizmente a pasta da agricultura foi e sempre será uma das que tradicionalmente é vazia de recursos dentro da prefeitura municipal.

É necessário que se crie uma lei municipal que autorize a secretaria de agricultura atender os produtores rurais de forma equilibrada em todas as necessidades com verbas destinadas a atender diretamente ao homem do campo. Não um “departamentozinho” jogado ao segundo plano, vinculado a uma Secretaria. O objetivo de iniciar um movimento de reivindicações de políticas públicas para a agricultura, vários questionamentos cobrando apoio mais efetivo ao Gestor Municipal. Imediatamente após essa definição, a discussão, juntamente com o corpo técnico, de uma proposta para melhoria da geração de renda.

A ausência de políticas públicas para o setor e a ineficiência dos governantes junto com a falta de infraestrutura para o escoamento dos grãos também foram apontadas pelos produtores. Não há mais o que discutir na parte técnica da produção. É preciso vontade política dos governantes para melhorar o funcionamento da agricultura.

O prefeito ganhou a eleição com o apoio de grande parte dos produtores rurais, onde agradeceu o apoio que os produtores rurais têm dado à sua gestão. No entanto, graças a eles que acreditaram, tiveram vontade política para lhe garantir a sua permanência por mais um mandato frente a este município, estão aqui hoje para reivindicar mais apoio de forma efetiva com estas transformações que acredito ser para o bem de todos.

Falando da importância da implementação de políticas públicas sérias em prol do desenvolvimento sustentável, todos nós sabemos do enorme potencial de geração de renda e qualidade de vida que nossas comunidades rurais possuem.

Sabemos que as dificuldades enfrentadas por causa da estiagem são enormes, mas é preciso repensar na missão, no papel, na política e no orçamento da Secretaria Municipal de Agricultura. Só assim será possível dar as condições necessárias para que esta tão sonhada transformação no campo aconteça. É preciso que o gestor desta Pasta tenha condições de trabalho para que atenda às necessidades da coletividade rural e implante projetos em longo prazo que façam a diferença na vida do homem do campo.

Por: Adalvo Andrade - Técnico em Agropecuária

Sitio News

0 comentários:

Postar um comentário

Fomos obrigados a moderar os comentários devido determinação da operadora dos Blogues, pois tem pessoas levando para o lado pessoal. Podem criticar reclamar elogiar, denunciar, mas sem entrar na vida particular das pessoas. Não aceitamos ofensas, nem palavrões. Critiquem o político, que eles foram criados para levar pancadas. Obrigado pela compreensão.


Grato pela participação.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms