A importância das pesquisas eleitorais


Por: Francisco Assis Melo

 A importância das pesquisas eleitorais

Neste tempo de eleições, duas figuras pontificam e disputam as atenções dos políticos.  São os marqueteiros e os Institutos de pesquisas.  Com razão, porque políticos que se prezem e que tenham como alvo a vitória não podem prescindir destes instrumentos modernos, que os auxiliam a alcançar seus objetivos.  Assim é que os marqueteiros mais famosos são disputados a peso de ouro pelos principais concorrentes às prefeituras do pais, ao mesmo tempo em que periodicamente as cidades são tomadas por equipes de pesquisadores a serviço de um desses institutos, contratados pelos diversos candidatos ou pela mídia escrita e televisiva.

Todo o investimento que os candidatos fazem tem por base as pesquisas que realizam, que lhes indicam a direção que deva ser tomada, o tipo de postura que devem assumir, as áreas que lhes são desfavoráveis e merecem maior atenção, parcela do eleitorado que precisa alcançar, melhor utilização dos recursos financeiros, etc..., o que justifica a sua importância e necessidade.

Nas pequenas cidades a realidade difere, em parte.  Os marqueteiros, salvo raras exceções, são figuras pouco utilizadas.  Já as pesquisas...ah! as pesquisas!   Se alguém se prendesse a escrever um livro sobre as campanhas no interior, nas pequenas cidades, as pesquisas mereceriam um capítulo à parte.  Certamente o mais divertido pela comicidade das situações, pelo inusitado do falatório dos eleitores experts em prenunciarem, por sua longa experiência votando, quem vencerá as eleições.

Não menos divertidas são as pesquisas realmente realizadas, quase sempre por empresas sem um mínimo de credibilidade, tanto que nem se atrevem a registrar para dar conhecimento ao público.   Servem apenas para ludibriar o eleitor do próprio grupo que se enche de entusiasmo com os excelentes números que lhe são ditos, mas quase nunca mostrados, que passa a fofocar que o seu candidato está a quilômetros de vantagem dos adversários. E não se esqueçam dos famosos caderninhos, que mocinhas e mocinhos que não inspiram respeito (no bom sentido da palavra), saindo de porta em porta, anotam os “votos” colhidos.  Pior que há os que dão mais credibilidade a esta prática do que a pesquisas sérias, que têm caráter científico.

Uma dessas situações está acontecendo, nestes dias, em Sítio do Quinto, quando um certo grupo passa para seus eleitores  que a vitória está garantida, que seu candidato está com uma dianteira inacreditável de seu principal oponente.   Isto traz à lembrança as famosas pesquisas que certo deputado, em 2008, encomendava e passava resultados mentirosos para o seu próprio grupo municipal.  E se alguns do tal grupo, que esperava ganhar a eleição com uma frente bastante razoável conforme as pesquisas do deputado, não tivessem desacreditado  e corrido atrás, talvez tivessem lamentado uma derrota por uma diferença apertada.
Mas a impressão que se tem é que, se os eleitores desse candidato estão acreditando nessa coisa de que ele está a uma distancia enorme de seu oponente, o próprio não acredita.
 A prova disto é que nos últimos dias tem percorrido, com o seu candidato à vice, casa por casa em alguns povoados garimpando votos, mostrando uma disposição incomum já que em 2008 uma das tarefas mais difíceis do seu grupo era fazê-lo sair de sua casa para visitar eleitores.  No sentido figurado era preciso arrastá-lo  amarrado.  Diferente da espontaneidade de hoje, o que dá a certeza de que a tal pesquisa que comentam, do mesmo deputado, está sendo vista com desconfiança, talvez se lembrando das outras, do passado.

Seja como for, mesmo os candidatos estando, conforme pesquisas sérias que venham a realizar, em posição confortável, mesmo assim não podem baixar a guarda.  Esse candidato está certo de sair para o garimpo já agora.  Pesquisas são sinais, que certamente não podem ser desprezados.  Certeza mesmo somente na abertura das urnas.

11 comentários:

Anônimo disse...

Parabens otimo texto. é a mais pura verdade

Anônimo disse...

É verdade, mas sabemos que em ano de eleição quem faz as pesquisas sao os puxa-sacos nos butecos e nas praças da fofocas.. cada um tem uma pesquisa diferente..sepre os candidatos deles na frente..

Sítio News disse...

Na verdade era isso que muitos precisavam saber. Muito bom seu texto. Parabéns..!!

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto pura realidade

Anônimo disse...

Muito bom texto, verdadeiro, coerente, que as pessoas de bom senso, analisem, e votem consciente, Sítio do Quinto precisa mais do que nunca mudar a situação da qual se encontra, pois o voto é uma arma, pode ser servida para o bem como para o mal, votar no ruim, por medo da mudança, seria a mesma coisa que pensar que lutar não valeria a pena, e isso é preocupante, pois o ser humano precisar lutar sempre, esta característica é inerente ao ser humano. Pensem nisso, e vamos a luta

Anônimo disse...

Interessante ler este texto e analisar alguns comentários vazios e sem coerência de alguns leitores, o certo é que, e visível que se o candidato que diz que está com uma frente estupenda como se comenta, eu lhe pergunto, porque é que ele agora como bem citou anda de casa em casa, tentando comprar voto, porque foi citado nomes das pessoas das quais ele tentou comprar, pensando ele que todo mundo é igual já que ele está ganho porque está com esse desespero todo, fica a indagação, acredite se quiser, o povo não é besta não, e muita gente já está observando essas atitudes,
ele poderia ter feito muita coisa e não fez. Estamos de olho, como alguém já citou, errar é humano, permanecer no erro é burrice, por isso já tenho minha decisão, e você

Anônimo disse...

Se eles mesmo nao se valorizar, quem sera por eles.? claro que nas pesquisas eles estao na frente. foi encomendada por Marcelo Nilo é obvio que Clegi ta na frente.. a pesquisa foi feita no comitê.. kkk.. risss

Anônimo disse...

Estou ciente que o prefeito de Sítio do Quinto é inteligente, mesmo com tantas denúncias de desviu de dinheiro conforme Jair o processou por descontar o INSS dos funcionários, reprovação das contas pela própria Câmara de vereadores, a Cidade não tem segurânça, as ruas estão intransitável de tantos buracos e ele mesmo assim sai pedindo voto a todos que ele vem decepcionando, e o pior se a Justiça não impugnar a sua candidatura ele vai ganhar sem muito esforço. Tudo isso por sabedoria politica de Cleigivaldo, que ja sabia que o seu adversário era muito fraco, por isso trocou pelo seu inimigo Jair e Tambaqueiro para ter-los por perto. Como diz o ditado o inimigo é melhor está por perto. Cuidado meu amigo esses traidores são perigosos pelo poder eles fazem qualquer coisa.

Anônimo disse...

Queridinha ou queridinho o seu chefão é "gente boa", os contratados estão tão desesperados que falam demais, eu estou bem tranquila voto em quem eu quizer (apesar de não apoiar o outro lado, como você mesmo falou sobre a situação da cidade,faz vergonha visitar Sítio do Quinto,aqui em Antas está bem na frente, fora o desvio do 1ºpagamento dos concursados que entraram no dia 04 de junho e vão receber agora no início do mês de agosto.
Dr. Junior ele pode fazer isso sem sofrer nenhuma punição?, kkkk, esse prefeito é lalau mesmo depois falam da sua honestidade, agora prove que é mentira que ele pagou, Agnaldo fez acordo com a galera do recente concurso, e pelo que sei o poderoso chefão de Sítio não procurou e nem satisfação deu, agora cara de pau fica em porta em porta a pedir esmola (o seu voto), e você contratado nâo sei não se vão receber, lembrem-se do ano de 2008 que muitos até passaram fome pelo que sei.
Então boa sorte e não vão confiando em fazer dívidas e depois ficar ai chorando. rsrsrsrsrs.

Anônimo disse...

Hô inteligente você no futuro não vai precisar do INSS para se aponsentar com toda a certeza, que bom você já ganhou dindin o suficiente para dá até para os netos, parabéns, mais lembre-se que dinheiro desse tipo acaba bem rápido e aposentadoria é um dinheiro até a morte, muito me admira que tem pessoas que perde o tempo a puxar saco de politico que está ferrando ele o eleitor, usem este espaço para falar algo que preste, pós estou já vi cenas ridiculas na prefeitura de ex-puxa sacos xingando virados no giraía por problemas na Previdência pois os antigos prefeitos não pagaram o INSS e por este motivo está com dificuldades de se aposentar, agora vou dá muita da risada da cara sua e dos outros porque se ferraram até nisso, vá juntando os erros, isso é bom ter corda para se enforcar. Só sei que não apoio nenhum politico, não tô nem aí, só sei que estou ganhando meu dinheirinho todo mês e meu INSS está em dia, já você.kkkkk

Anônimo disse...

Caro Francisco,
Quando você foi diretor do Colégio Sto Antonio foi a melhor época, até hoje não houve uma boa direção, faz vergonha a escola,o respeito, a educação e a disciplina passam longe desta escola, a culpa também é dos pais, agora que esta gestão precisa de uma boa aula de com o senhor para melhorar a gestão e ter puso forte com esses pais incompetentes que não sabe terça metade dos atos de seus filhos pensam que são santos, saiam de casa e passem na porta da escola e nos bares que funcionam bem em frete da escola que veram seus filhos bebendo e suas filhas fazendo o mesmo e até sentadas no colo dos rapazes e eles passando a mão por debaixo da mesa (só imagine)a cena é terrivel para quem é pai e para quem é mãe, então acho que a sua direção foi a melhor e sei se o senhor retornar algo será feito e cobrado com mais vigor das autoridades (conselho tutelar) e desses pais (se podemos classifica-los assim).

Postar um comentário

Fomos obrigados a moderar os comentários devido determinação da operadora dos Blogues, pois tem pessoas levando para o lado pessoal. Podem criticar reclamar elogiar, denunciar, mas sem entrar na vida particular das pessoas. Não aceitamos ofensas, nem palavrões. Critiquem o político, que eles foram criados para levar pancadas. Obrigado pela compreensão.


Grato pela participação.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms